Programa de recuperação de nascentes de água já beneficia 12 propriedades rurais

8 de novembro de 2018 10:48

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, em parceria com o Sindicato dos Agricultores Familiares de Farroupilha (Sintrafar), Emater/RS e Sicredi, implantou o programa de proteção de nascentes de água em propriedades rurais do município.

O programa contempla o abastecimento da população rural com água potável, através da recuperação de vertentes. As ações estão relacionadas à promoção da qualidade de vida, bem como à proteção dos ambientes naturais, em especial, os recursos hídricos.

Os trabalhados foram desenvolvidos a partir de fevereiro. O Sindicato selecionou 12 famílias que, ao longo do ano, foram beneficiadas com o projeto. As propriedades atendidas tem ações de proteção de nascentes e cursos de água e recuperação de fontes para o abastecimento humano, seguindo modelos padrões. Nas áreas de entorno das vertentes são plantadas espécies nativas da região e isolado o acesso dos animais.

A orientação técnica, mão de obra e horas-máquina são custeados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural. A captação dos produtores atendidos e os insumos são angariados pelo Sintrafar, Emater e Sicredi.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, o município de Farroupilha possui um território de 361,68 km², e destes, aproximadamente 318,98 km² estão na área rural, onde vivem cerca de 8.500 pessoas, correspondendo a 13,5% da população.

“Esse trabalho representa qualidade de vida. Baseado no trabalho realizado na vizinha Caxias do Sul, adaptamos à nossa realidade e somente neste ano já beneficiamos 12 propriedades rurais. Que este programa siga levando para mais famílias água com ótima qualidade e que se  concretize como uma política de saneamento no meio rural”, destaca o Secretário de Desenvolvimento Rural, Ricardo Bicca Ferrari.

Esse projeto é baseado no programa Água Limpa, que trabalha na preservação de nascentes e saneamento rural, atendendo agricultores e comunidades do interior de Caxias do Sul. Desde 2005, já foram atendidas 400 famílias e 120 fontes do município já foram recuperadas. Em outubro do ano passado, os Engenheiros Agrônomos Neiva Rech e Paulo Facchin, responsáveis técnicos do Programa da Prefeitura de Caxias do Sul, estiveram em uma propriedade na Linha 47 para apresentar o projeto e realizar o trabalho.

 

Texto: Claudia Chiele

Fotos: Divulgação/ Secretaria de Desenvolvimento Rural

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br

CONTATO

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3268.1611

Horário de Atendimento: 9h às 16h

CNPJ 89.848.949/0001-50

OUVIDORIA/FALA, CIDADÃO!

Aplicativo Fala, Cidadão!

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3261.6996 | E-mail ouvidoria@farroupilha.rs.gov.br

Horário de Atendimento: 9h às 16h