Meio ambiente busca parceria com Faculdade de Agronomia da UFRGS

11 de julho de 2018 16:20

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Meio Ambiente, busca parceria com a Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para diversos projetos.

Nesta semana, o secretário de Meio Ambiente, Miguel Ângelo Silveira de Souza, juntamente com o arquiteto e urbanista Pablo Uez, estiveram reunidos em Porto Alegre com o vice-diretor da Faculdade de Agronomia da UFRGS, Paulo Vitor Dutra de Souza, e os professores Claudimar Sidnei Fior, Gilmar Schafer e Marilia Lazarotto.

Quatro assuntos foram abordados: horto municipal, jardim botânico, plano de manejo do Parque dos Pinheiros e plano de arborização urbana. A Secretaria elaborou um material para o aperfeiçoamento e instalação desses quatro itens, que já estão sendo analisados pela faculdade.

“O objetivo é que esses quatro pontos se tornem ações permanentes e terão respaldo técnico científico para serem executados” explica o secretário Miguel.

O Jardim Botânico já existe em lei e agora começa a ser pensada a execução do projeto que será referência na região para estudos e conhecimentos científicos e será um grande elemento para a educação ambiental. O Horto Municipal terá uma vocação para produção de mudas e flores para abastecimento das áreas públicas. O Plano de manejo do Parque dos Pinheiros será um instrumento de uso sustentável da área pela população, além do interesse de preservação. E o plano de arborização urbana visa a melhora da ambiência urbana para identidade da cidade.

Texto: Claudia Chiele

Foto: Divulação/Internet