Semana da Alimentação Orgânica tem almoço e palestras com estudantes

10 de maio de 2018 16:27

Um dos principais fatores para manter nosso organismo em perfeito funcionamento é ter uma alimentação saudável e equilibrada. Entretanto, é preciso atenção aos alimentos que colocamos em nosso prato, pois muitos deles fazem mal à saúde e ao meio ambiente, devido à quantidade de agrotóxicos que possuem. Para fugir dos agrotóxicos uma opção é aderir aos alimentos orgânicos, que são cultivados sem o uso de adubos sintéticos e sem o uso de agrotóxicos. A produção trata a propriedade rural como um organismo vivo, ou seja, cuida de todo o meio ambiente no entorno sem poluir mananciais e o solo e sem provocar erosão.

A Lei Municipal N.º 4.299, de 1.º de fevereiro de 2017, institui e inclui no calendário oficial de eventos do Município a Semana Municipal da Alimentação Orgânica e o Dia do Almoço Ecológico. A principal finalidade é incentivar esse novo jeito de plantar que vem cada vez mais ganhando espaço entre os produtores. Neste ano a Semana Municipal de Alimentação Orgânica ocorre no período de 14 a 20 de maio.

No dia 17 serão ministradas palestras sobre consumo da alimentação orgânica aos alunos dos 9º anos das escolas municipais Antônio Minela, Angelo Chiele e Nova Sardenha. A palestrante será a agrônoma Alinise Longhi, do Centro Ecológico de Ipê. A realização é da Secretaria de Desenvolvimento Rural em parceria com a Secretaria de Educação. As palestras ocorrem os seguintes horários:

EMEF Antonio Minela – das 7h30  às 8h30;

EMEF Angelo Chiele – das 9h às 10h;

EMEF Nova Sardenha – das 10h30 às 11h30

Também na quinta-feira, 17, tem a Feira Agroecológica de Farroupilha, das 11h às 17h, na área coberta do Largo Carlos Fetter. A feira que foi criada em 2014 com o intuito de proporcionar que os farroupilhenses tivessem a oportunidade de adquirir alimentos livres de agrotóxicos e diretamente do produtor. Foi através da criação da Associação Farroupilhense de Agroecologia, do apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e do convênio firmado com o Centro Ecológico Ipê-Serra, que foi possível viabilizar a nova opção na cidade.

A semana Municipal de Alimentação Orgânica encerra com o tradicional Almoço Orgânico, no domingo, dia 20, no salão da comunidade São Luiz – 3º distrito. Os ingressos podem ser adquiridos com os integrantes da Feira Agroecológica.

Texto: Claudia Chiele

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br