Prefeitura lança campanha de incentivo à adoção de animais

16 de abril de 2018 16:07

Se você costuma passar pelos bairros e interior de qualquer cidade com certeza já reparou na quantidade de animais abandonados nas ruas. Esses bichinhos acabam se tornando vetores de doenças, passam frio, fome, sede e ficam suscetíveis a maus-tratos. Esse cenário não é exclusivo de Farroupilha e tem preocupado cada vez mais o poder público.

Para amenizar a situação, o município conta desde o ano passado com o Centro de Amparo Animal, localizado na Linha Julieta. Atualmente, estão abrigados lá cerca de 170 cães. Além da alimentação, cuidados de higiene e veterinários, quando recolhidos eles são castrados e recebem vermífugo. Porém, o Centro serve como um lar temporário e está com capacidade esgotada para receber mais animais.

 

Com o objetivo de que esses cães sejam adotados e ganhem finalmente um lar cheio de carinho e cuidado, a Prefeitura de Farroupilha lança a Campanha “Adote um amigo!”. O objetivo é sensibilizar à comunidade de que a adoção é um ato de amor e principalmente de responsabilidade, uma ótima oportunidade de ter um companheiro, além de não incentivar a compra de bichinhos.  

 

 

A Embaixadora da campanha de adoções é a Miss Farroupilha Renata Ester Agazzi. “Pude conhecer o Centro de Amparo na última semana. É um local grande, onde os animais estão muito bem cuidados, bonitos e bem alimentados. Isso é ótimo, porém, reflete o problema do abandono e a consequente reprodução dos animais de rua. É por isso que eu apoio a causa. É importante que as pessoas tenham consciência de que, além de contribuir com uma questão de saúde pública, elas vão proporcionar um lar de verdade para animais que precisam de muito amor e cuidado”, diz.

“Ter o amor, a gratidão, o carinho deles é um sentimento maravilhoso. O cachorro se torna um companheiro e traz felicidade pra toda família”, diz a Miss Farroupilha

 

Como adotar?

 

Para adotar um cãozinho é necessário entrar em contato com o Departamento de Controle e Proteção Animal, pelos telefones 54.3261.7914 ou 54.996281878 e agendar sua visita ao abrigo em qualquer dia da semana. Para facilitar as adoções, a Prefeitura vai promover feiras na Praça da Igreja Matriz nos dias 05 e 19 de maio e 09 de junho, das 08h às 13h.

Para levar o amigo de quatro patas para casa, o interessado responde a um questionário que apura questões como os dados do adotante, local da moradia, se já possui outros animais, consciência sobre os cuidados e gastos futuros, entre outros. Ainda é preciso assinar o Termo de Responsabilidade.

 

Confira 7 motivos para você adotar um cãozinho

 

1 – A adoção de animais gera economia

Uma das principais vantagens em adotar um pet ao invés de comprar, é não ter custos diretos.  Dessa maneira, é possível investir o dinheiro que seria gasto para comprar um animal de estimação, com rações, acessórios, brinquedos, casinha, caminha, cuidados médicos preventivos e em outras demandas do animal.

2 – Processo de adaptação em menor tempo

Não é uma regra, mas as adoções de gatos e cães permitem mais facilidade na adaptação, em ambientes sem estresse, comparado aos que viviam quando não tinham um lar. A independência dos vira-latas também costuma ser maior que a de um cão de raça adotado ainda filhote.

3 – Animais de rua são mais resistentes a doenças

Existe o mito de que animais de raça são mais resistentes e, por isso, deve-se comprar pela raça. Mas a verdade é que como o vira-lata é originado de várias cruzas, acaba gerando uma seleção natural em que os animais resistentes sobrevivem. No entanto, é preciso levar seu novo amigo periodicamente à uma clínica veterinária.

4 – Menos animais abandonados nas ruas

Adotando um bichinho encontrado na rua, você contribui para a diminuição da população de animais abandonados. Pode parecer um gesto muito pequeno, mas faz diferença. E é importante também divulgar para amigos e conhecidos como esse gesto pode mudar o cenário de comercialização animal.

5 – O temperamento do animal já está definido

Adotando animais adultos se tem a grande vantagem de identificar mais facilmente a personalidade do animal: brincalhão, retraído, tranquilo, agitado… Isso ajuda muito na hora de escolher o bichinho que vai se encaixar melhor na vida e rotina dos adotantes.

6 – Mais segurança para o dono

Pode não parecer, mas quem adota animais se beneficia mentalmente e fisicamente, sabia? Adotar um animal pode aumentar a autoestima e segurança do adotante, o que traz benefícios diretos para a saúde mental. Há pesquisas que garantem que cães são capazes de ajudar a diminuir os níveis de ansiedade e sedentarismo dos donos.

7 – Amor, fidelidade e gratidão

É um fato que adotar de cães e gatos traz muito amor para o lar. Animais abandonados geralmente possuem muito apego com quem os adota, porque se sentem gratos pelo cuidado. O amor de gatos e cães para adotar é notável.

Fonte: Vetquality.com.br

 

Texto: Renata Parisotto

Fotos: Adroir Fotógrafo e Divulgação/Internet

Design: Jonas Viega

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

CONTATO

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3268.1611

Horário de Atendimento: 9h às 16h

CNPJ 89.848.949/0001-50

OUVIDORIA/FALA, CIDADÃO!

Aplicativo Fala, Cidadão!

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3261.6996 | E-mail ouvidoria@farroupilha.rs.gov.br

Horário de Atendimento: 9h às 16h