Ministro da Saúde recebe reivindicações do município

9 de fevereiro de 2018 15:44

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, cumpriu agenda nesta quinta-feira, 08, na região da Serra. No Hospital Geral de Caxias do Sul o Ministro anunciou a destinação de R$ 966,5 mil anuais para a manutenção de atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ocasião, o Prefeito Claiton Gonçalves, juntamente com a Secretária da Saúde, Rosane da Rosa, e a Superintendente Geral do Hospital São Carlos, Janete Toigo, entregaram ao Ministro o pedido para habilitação do PAR – Plano de Ação Regional da Região Macro Serra do Rio Grande do Sul.

O plano já foi aprovado em reunião extraordinária da SETEC/CIB – Comissão Intergestores Bipartite do RS e agora se encontra junto a Coordenação Geral de Urgência e Emergência – Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgências do Ministério da Saúde.

Neste Plano de Ação Regional estão incluídas todas as propostas de ampliação de serviços Hospitalares e de Urgência e Emergência para os Hospitais da Região MACRO SERRA – 5ª Coordenadoria Regional de Saúde que envolve 49 Municípios da Serra Gaúcha/RS.

Para o Município de Farroupilha estão contemplados nesse plano os seguintes serviços Hospitalares:

– Habilitação da Porta de Entrada para o Hospital São Carlos;

– Habilitação de mais três leitos de UTI Adulto;

– Qualificação de cinco leitos de UTI adulto;

– Habilitação de seis leitos de retaguarda;

– Qualificação de seis leitos de retaguarda;

– Habilitação do Centro de Trauma Tipo I.

As habilitações previstas no PAR representam um incremento de recursos financeiros para o Hospital São Carlos no valor mensal de R$ 318.000,00.

Além desses serviços ao Hospital São Carlos, a Atenção Básica de Saúde é contemplada com o SAD – Serviço de Atenção Domiciliar/EMAD – Equipe de Atenção Domiciliar, já implantada no Município de Farroupilha, que prevê um recurso mensal de custeio no valor de R$ 50.000,00.

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br