Comunidade pode fazer solicitações pelo aplicativo Fala, Cidadão!

12 de janeiro de 2018 16:02

Em tempos onde a tecnologia está cada vez mais na mão das pessoas, aproximando quem está longe, facilitando a comunicação e agilizando diversas atividades do dia-a-dia, investir em mecanismos que garantam uma prestação de serviço mais eficaz, eficiente e rápida é cada vez mais necessário.

Por isso, a Prefeitura Municipal de Farroupilha aderiu em setembro do ano passado o aplicativo “Fala, Cidadão!”, para ouvir as sugestões de demandas dos farroupilhenses.

O aplicativo é mais um canal de comunicação entre o Poder Público e a população e pode ser instalado em smartphones Android e iOS e também acessada pelo computador.

Ligado à Ouvidoria Municipal, que também atende pelo telefone 3261.6996, o Fala, Cidadão! APP serve para que as pessoas fiscalizem tudo o que ocorre na cidade, além de informar sobre as demandas que precisam de atenção, solicitar ações da prefeitura em todas as áreas e sugerir melhorias para Farroupilha.

Com o sistema, que já é utilizado em diversas cidades do Brasil, os usuários podem reportar situações do cotidiano como buracos nas ruas, postes e fios caídos, focos de dengue, entre outras questões, como sugestões de melhorias e investimentos.

Através do mecanismo, a pessoa cria uma demanda, informando qual é a questão que necessita de atenção, inclusive mandando fotos e a localização. A informação é passada para os servidores das diversas secretarias da prefeitura. Prontamente, a situação é encaminhada para o setor responsável, que responde ao usuário sobre o prazo e a possibilidade ou não de dar andamento à questão. Quando a ocorrência foi resolvida, o usuário é informado. Durante o processo, outras pessoas podem participar da mesma demanda, dando apoio e acompanhando o andamento.

O objetivo do aplicativo é mapear os principais problemas da cidade e resolvê-los de forma rápida e eficiente, fazendo a comunidade participar das ações e da melhoria do município, por meio de sugestões, reclamações e até elogios.

Como Funciona?

Baixe o aplicativo para celular gratuitamente no Google  Play ou na APP Store, ou acesse o site Fala, Cidadão! Farroupilha

1 – Você se depara com alguma irregularidade ou problema que precisa ser melhorado

2 – Utiliza o aplicativo para criar uma demanda e avisar a prefeitura pelo Fala, Cidadão!

3 – A Ouvidoria recebe a demanda e repassa para o setor responsável

4 – A equipe é deslocada para o local indicado para avaliar o problema, e a demanda entra na lista de tarefas a fazer.

5 – Quando a demanda for resolvida, você recebe um aviso no aplicativo

6 – Pronto! Você ajuda a sua cidade a ficar ainda melhor

Ação

Através de alertas gerados via o aplicativo pela população a prefeitura tem condições de mapear as ocorrências, atendendo tudo de forma mais rápida e colaborativa.

O que é?

Uma ferramenta para gestão da cidade, um aplicativo 100% gratuito para os habitantes. Nela, os moradores poderão informar à prefeitura as ocorrências na cidade, tais como buracos em vias públicas, mato alto, postes caídos, focos de dengue, assim como sugerir melhorias para a cidade. Ainda tem o Fique Sabendo, que comunica todas benfeitorias e alertas na cidade  diretamente pelo aplicativo, para todos os cidadãos.

Como funciona?

A partir de alertas criados pela população, a administração da cidade terá mais facilidade para definir quais problemas e melhorias que merecem atenção prioritária.

Objetivos

O Fala, Cidadão! é um Aplicativo colaborativo com o objetivo de auxiliar prefeituras e cidadãos a terem uma comunicação mais eficiente.

Quem pode participar?

Todos os cidadãos de Farroupilha através do uso do aplicativo ou pelo computador.

Como posso me engajar?

Apenas instalando o aplicativo gratuito e informando as ocorrências pela cidade. Mais informações, acesse www.falacidadaoapp.com.br

Principais vantagens do aplicativo

Ferramenta moderna, simples e acessível à grande maioria da população.

Atualização colaborativa, incentivando os moradores a participarem da gestão.

Canal direto para os moradores ajudarem a construir uma cidade melhor.

Presença no principal meio digital de comunicação da população: o celular.

 

Texto: Tomaz Graciliano

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

tomazgraciliano@farroupilha.rs.gov.br

CONTATO

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3268.1611

Horário de Atendimento: 9h às 16h

CNPJ 89.848.949/0001-50

OUVIDORIA/FALA CIDADÃO

Praça Emancipação, s/n | Bairro Centro | CEP 95170-444

Telefone (54) 3261.6996 | E-mail ouvidoria@farroupilha.rs.gov.br

Horário de Atendimento: 9h às 16h