Município é reconhecido pelas políticas de desenvolvimento econômico

30 de novembro de 2017 18:06

Farroupilha é destaque em Seminário Brasil Mais Simples, realizado em Santa Maria

Os assuntos relacionados a desburocratização no ambiente dos pequenos negócios junto aos diversos atores envolvidos foram os temas dos Seminário Brasil Mais Simples, realizado pelo Sebrae nos dias 28 e 29 em Santa Maria.

A prefeitura de Farroupilha foi destaque durante o evento. O prefeito Claiton Gonçalves apresentou o case do projeto Inova Farroupilha, que já garantiu a emissão de alvarás em tempo recorde, sendo referência para diversos municípios do Brasil.

Outra ação do município, a Sala do Empreendedor, foi apresentada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. Na ocasião, também foram projetados as ações futuras da Secretaria, que passam pela implantação do alvará digital, a criação da Semana do Empreendedor e a definição do Marco Zero da Inovação, que consiste, basicamente, em um conjunto de regramentos seguindo parâmetros nacionais e internacionais para tratar de políticas públicas de fomento da inovação.

Além disso, juntamente com outros 29 municípios, Farroupilha recebeu um reconhecimento por ter conseguido implantar os quatro eixos propostos pelo Sebrae, que são a Sala empreendedor, os Agentes de Desenvolvimento, a Rede Simples e as Compras Públicas Voltadas a Pequenas Empresas.

O seminário contou ainda com painéis com a participação de representantes dos diversos órgãos envolvidos na formalização e licenciamento de empresas e a realização de oficinas temáticas e o Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento.

Texto: Tomaz Graciliano
Foto: Divulgação/Sebrae